terça-feira, 1 de maio de 2012

Não me deixes




Gonçalves Dias

Debruçada nas águas de um regato
A flor dizia em vão
A corrente, onde bela se mirava:
" Ai, não me deixes, não!"


Comigo fica ou leva-me contigo
Dos mares à amplidão 
Límpido ou turvo te amarei constante,
Mas não me deixes, não!


E a corrente passava, novas águas
Após outras vão,
E a flor sempre a dizer curva na fonte:
" Ai, não me deixes não!


E das águas que fogem inçessantes
A eterna sucessão
Dizia sempre a flor e sempre embalde:
" Ai, não me deixes não!


Por fim desfalecida e machucada
Quase a lamber o chão,
Buscava ainda a corrente por dizer-lhe
Que a não deixasse, não!


A corrente impiedosa a flor enleia
Leva-a do seu torrão.
Afundar-se dizia a pobrezinha:
" Não me deixaste, não!
                           Gonçalves Dias

Nenhum comentário: